quarta-feira, 5 de março de 2008

Resumo: Ghiraldelli Jr “Educação Física Progressista” 9ª Edição São Paulo, 1998.


O autor aborda vários aspectos no texto citado. Como a Educação Física abrange vários campus Ghiraldelli fala de diferentes aspectos e define bem todos eles, como por exemplo a Educação Física Higienista, dizendo que ela da ênfase na saúde por que para ela a saúde estar em primeiro plano. Já a militarista também estar preocupada com a saúde mais de uma forma capaz de suportar o combate, a luta a guerra. Com a prática eminente educativa a Educação Física pedagogista tenta priorizar a “ Educativa” ou seja disciplina comum aos currículos escolares. Com uma visão totalmente competivista e de superação individual o autor define a Educação Física competitivista ao contrário das concepções da Educação Física popular que estar preocupada com o embata da pratica social, ou seja, para o confronto cotidiano. Lendo esse texto dar para perceber que o profissional da Educação física não deve se ater a um só aspecto relacionado a Educação física citado em varias partes do resumo porque de uma forma ou de outra se ficarmos presos a conceitos estimulados não conseguiremos sustentar parâmetros concretos para trabalharmos com indivíduos completamente diferentes uns dos outros encontrados cotidianamente em nossa sociedade.



Osvaldo Oliveira; Educação Física, UNIRB, 1° semestre.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Osvaldo,
Arrume o título da seguinte forma e justifique\alinhe o texto:

Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de
educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a
educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central
(primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto
(terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0,
é referente à sua autonomia na escrita.

Veja bem, você realiza nesse resumo o que não o fez no anterior. O que apresenta avaço.
Sendo assim, na sua mesma linha de raciocínio, acrescento que
o autor trata da Educação Física Progressista no livro como um todo. Mas, os texto
que passei a vocês, ele trata apenas da caracterização das cinco correntes ou concepções e não aspectos, como você coloca,
da educação física brasileira, as quais você cita na seqüência. Sendo assim, você quase
explicita o tema central e a perspectiva do autor. O tema central nada mais é do que
a "exposição das cinco correntes a partir de uma perspectiva histórica, filosófica e crítica.
Mais ainda tais concepções não são subjacentes à concepção de “Educação Física Progressista”,
que é título do livro. Essa é diferente e crítica em relação a todas as outras cinco. Quanto à
exposição de cada corrente, está bom, sobre e exposição de cada uma das correntes, você não
explicita as filosofias subjacentes de cada uma delas. Em ordem: liberalismo, nazismo e fascismo,
liberalismo, liberalismo e Movimento Operário e Popular, você faz o mesmo que no resumo anterior
abordando cada uma delas sem antes apresentar o tema centrale a perspectiva do autor.
Mas, sobre o terceiro critério você faz um bom trabalho, contudo necessitando construir
maior autonomia na escrita, já que, seu resumo foi escrito muito preso às palavras e frases do
do autor. Mas, entendo que é um momento inicial onde esse tipo de procedimento é importante
desde que você o supere. Algo que você faz muito bem na "conclusão" de seu resumo, expondo
com suas palavras um dos objetivos do autor com o texto.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.